Segundo caminhão elétrico da Volvo chega em 2019
Autor: Pedro Junceiro - Fonte: Motor 24
O primeiro Volvo FE Elétrico, um camião de recolha de resíduos com uma superestrutura desenvolvida em conjunto com o maior construtor de superestruturas da Europa, a Faun, vai começar a trabalhar no início de 2019 na segunda maior cidade da Alemanha, Hamburgo.
Este novo modelo será disponibilizado em diversas variantes para diferentes tipos de serviços de transporte. Por exemplo, com a cabina de entrada baixa da Volvo, que facilita a entrada e saída da cabina e permite ao motorista ter uma visão privilegiada do trânsito envolvente. A companhia sueca advoga também a melhoria da qualidade de trabalho, uma vez que o mesmo é efetuado com baixo nível de ruído e sem vibrações. A capacidade da bateria pode ser otimizada de acordo com necessidades individuais, decorrendo o carregamento a partir da rede pública ou de estações de carregamento rápido.
“Com a introdução do Volvo FE Elétrico, temos uma gama completa de camiões elétricos para operações urbanas e damos mais um passo estratégico no sentido do desenvolvimento da nossa oferta total de soluções de transporte elétricas. Isso abre a porta a novas formas de cooperação com cidades que pretendem melhorar a qualidade do ar, reduzir o ruído do trânsito e diminuir os congestionamentos em horas de ponta, dado que as operações comerciais podem ser realizadas silenciosamente e sem emissões de gases de escape, às primeiras horas de manhã ou à noite”, explicou Claes Nilsson, Presidente da Volvo Trucks.
A cidade de Hamburgo tem vindo a aplicar um grande esforço no desenvolvimento urbano mais sustentável, dedicando especial atenção ao setor dos transportes, dispondo também de autocarros elétricos da Volvo e agora prepara-se para receber este camião elétrico da marca sueca. A este respeito, Rüdiger Siechau, CEO da Stadtreinigung Hamburg, entidade de recolha de resíduos da cidade, vê grande potencial de benefícios ambientais com os camiões elétricos na cidade.
“Atualmente, cada um dos nossos 300 veículos de recolha de resíduos convencionais emite aproximadamente 31.300 kg de dióxido de carbono todos os anos. Um camião de recolha de resíduos elétrico a bateria com autonomia para um turno completo de oito a dez horas é uma tecnologia inovadora. Outro benefício é o facto de a Stadtreinigung Hamburg gerar eletricidade neutra para o clima que pode ser utilizada para carregar as baterias”, explicou.
Em termos técnicos, o Volvo FE Elétrico servirá para distribuição, recolha de resíduos e outras aplicações em condições urbanas, com um PBV de 27 toneladas. Dispõe de dois motores elétricos com 370 kW de potência máxima (260 kW de potência contínua) com uma transmissão de duas velocidades da Volvo. Os motores elétricos têm um binário máximo de 850 Nm. O binário máximo do eixo traseiro é de 28 kNm. A energia é armazenada em baterias de iões de lítio, com uma capacidade de 200–300 kWh e uma autonomia de 200 quilómetros.
Quanto ao carregamento, estão disponíveis dois sistemas de carregamento diferentes: o CCS2 tem uma potência máxima de carregamento de 150 kW CC. Por outro lado, o carregamento de baixa potência possibilita 22 kW CA. O tempo de carregamento, de baterias vazias até completamente carregadas (300 kWh) é de aproximadamente uma hora e meia em CCS2 150 kW e de cerca de dez horas no carregamento de baixa potência.