Quais os processos e vantagens da britagem de entulho?
Fonte: TEM Sustentável
Enquanto parece repetitivo demonstrar o quão negativos são os impactos dos resíduos de construção e demolição para o meio ambiente, insistir em práticas que os minimizem é uma atividade obrigatória dos envolvidos com a construção civil.
E é aí que surge a britagem de entulho, técnica eficaz que tritura os materiais decorrentes de obras, contribuindo com o gerenciamento de resíduos e a tão necessária reciclagem de entulho.
Infelizmente, não é difícil identificar a causa de problemas como a emissão de CO2, alterações ambientais e contaminação do solo. Mesmo com rígidas legislações ambientais, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e a resolução nº 307 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), ainda há canteiros de obras com agentes que nada fazem para reduzir ou mesmo acabar com os impactos na natureza e garantir mais sustentabilidade às construções.
A britagem de entulho como solução à construção sustentável
Para pôr fim a essa realidade, novas tecnologias têm sido aprimoradas e criadas para o setor e uma das mais expressivas é a britagem para a reciclagem de resíduos da construção civil e demolição (RCD). Com ela, o entulho gerado ganha novas funções e se transforma em material britado ou agregado reciclado, capaz de dar vida a novas obras – claro, desde que atenda as normas vigentes. A britagem de entulho presente nos canteiros ainda proporciona inúmeras vantagens ambientais, sociais e financeiras:
- Evita o uso de materiais provenientes de recursos naturais.
- Possibilita maior rentabilidade.
- É uma solução econômica, uma vez que reduz os custos com o transporte e despejo dos materiais.
- Diminui o número de áreas reservadas para a criação de aterros sanitários e depósitos clandestinos.
- Valoriza os bairros e inviabiliza a criação de focos de pragas.
- Gera renda e empregos.
Como funciona a britagem de entulho?
O processo de britagem de material de demolição ocorre em uma usina de reciclagem de entulho e se inicia com a triagem e separação dos resíduos a serem britados, que em seguida são triturados por um britador. Durante a técnica de britagem de entulho, há uma remoção de materiais finos, realizada por uma grelha presente no próprio alimentador. É ela quem seleciona a terra e a conduz para outro equipamento, o transportador de correia, dispondo-a separadamente do restante do sistema.
O transportador de correia radial também faz parte do britador e permite que a correia seja posicionada de duas maneiras: voltada à pilha do chamado agregado vermelho (oriundo de solos e materiais cerâmicos) ou à peneira vibratória. Dessa, é lançado o agregado cinza (resíduos à base de cimento), que apresenta diversos tamanhos, é classificado de acordo com suas ganulometrias e transportado.