Com tampinhas de garrafa pet, artista incentiva a conscientização ambiental em escolas públicas de Pelotas
Autor: Patrícia Porciúncula - Fonte: RBS TV
A união entre arte e conscientização ambiental está mudando a percepção sobre sustentabilidade de alunos em seis escolas públicas de Pelotas, no Sul do Rio Grande do Sul. Motivado em chamar atenção para o quanto a poluição gera malefícios ao meio ambiente, o artista plástico Ubiratan Fernandes, o Bira, escolheu trabalhar o assunto com crianças.
"A ideia é fazer com que a criança, através da arte, através do trabalho mais lúdico, ela se conscientize desse problema da poluição das águas ou a poluição urbana. Essa poluição toda é provocada pelo homem e, através da arte, a criança tem uma conscientização, ela vê o que realmente está acontecendo nos oceanos", conta Bira.
Durante uma visita a Escola Municipal Doutor Brum de Azeredo, Bira conversou com os alunos sobre a importância de não poluir e de fazer a reciclagem de materiais. O pintor e escultor contou também que o painel exposto no Mercado Público de Pelotas foi feito com 85 mil tampinhas arrecadadas por estudantes de escolas de Porto Alegre para inspirar os pequenos pelotenses.
"Tem que reciclar senão os animaizinhos morrem e pode prejudicar o meio ambiente", diz Ana Clara Aires, de 9 anos.
O trabalho não inspirou só os alunos, a professora Rucheli Motta conta que todos estão empenhados em encher o coletor de tampinhas instalado na escola.
"Todas as turmas estão envolvidas, não somente os que participaram do projeto, mas todas as turmas, todos professores também estão ajudando os alunos, conscientizando, passar para os alunos que eles que vão ser os multiplicadores", conta.
O projeto Tampart teve inspiração fora do Brasil e já foi feito até em Cali, na Colômbia.
"Caminhando nas praias do Uruguai no inverno, literalmente chutando tampinhas de garrafa pet na beira da praia, isso me levantou um questionamento: O que está acontecendo, por que tem tanto lixo na beira da praia?", lembra Bira.
A ideia é construir outro painel, ainda maior, trazendo os conceitos de sustentabilidade e reciclagem. Para isso, serão necessárias 300 mil tampinhas.